LOADING

Type to search

Maranhão

Lençóis Maranhenses: Circuito da Lagoa Azul, Barreirinhas

Share

Para quem está hospedado em Barreirinhas, o Circuito da Lagoa Azul é um passeio imperdível. Neste post, contaremos todos os detalhes da nossa experiência no Circuito da Lagoa Azul.

Dependendo da época do ano que você visitar os Lençóis Maranhenses, o número de lagoas do circuito pode mudar. Fizemos este passeio em Junho/2015, e conhecemos: Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul, Lagoa do Peixe e Lagoa da Paz.  É neste passeio que você irá ver os Grandes Lençóis Maranhenses dos guias de viagens, livros, revistas e  do cinema.

O Circuito da Lagoa Azul proporciona ao turista uma visão mais ampla dos Lençóis Maranhenses. Do alto das dunas, você irá avistar muitas outras dunas e lagoas, formando imensos oásis. É tudo muito perfeito! Garantimos que poucas coisas no mundo são tão fascinantes como os Lençóis Maranhenses. É aquele cenário que nos faz ter muito orgulho das nossas belezas naturais e de ser brasileiro.

Circuito Lagoa Azul, Lençóis Maranhenses, Maranhão, Brasil

Lençóis Maranhenses: beleza única

O Circuito da Lagoa Azul foi o mais movimentado que fizemos, pois é o principal passeio para aqueles que realizam o bate e volta São LuísBarreirinhas, roteiro muito escolhido pelas pessoas idosas e famílias com crianças.

fique-ligadoA melhor época para se visitar os Lençóis Maranhenses é de Junho a Agosto. É possível que em Maio ou Setembro, você encontre lagoas cheias, mas é arriscado. No verão, você vai encontrar muitas lagoas vazias e o impacto não será o mesmo. Portanto, programe sua viagem para Junho, Julho ou Agosto. Não se preocupe com inverno, nessa época do ano quase não chove lá. A época de muitas chuvas nos Lençóis Maranhenses é Abril e Maio. As lagoas são formadas com água da chuva. E com elas, o lençol freático eleva-se acima do chão, com isso as lagoas temporárias se formam.

Chegando ao  Circuito da Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses

Para conhecer o paraíso, é preciso contratar o passeio numa das inúmeras agências de turismo de Barreirinhas. Para fazer o Circuito da Lagoa Azul, optamos pela EcoDunas, agência de turismo que recomendamos para você realizar essa e outras aventuras nos Lençóis Maranhenses. O pessoal da EcoDunas busca e deixa você na pousada que estiver hospedado. Fique atento, pois não são todas as agências de turismo que fazem isso. Além disso, reservando antes pela internet, a EcoDunas tira todas as suas dúvidas. Fizemos a reserva com o Jorge por e-mail e antes da viagem, ele foi super atencioso conosco, nos respondendo as inúmeras dúvidas e indicando sempre os melhores passeios. O receptivo em Barreirinhas foi excelente, a Neide e os guias Elias, Antônio e Cláudio, foram super cuidadosos, organizados e tranquilos. Durante os passeios não ficavam apressando a galera em lugar nenhum, nos deixando bem a vontade. Das dezenas de agências que fazem passeios em Barreirinhas, nos recomendamos a EcoDunas.

A EcoDunas oferece esse passeio no período da manhã ou no período da tarde. Fizemos e recomendamos fazer esse passeio no período da tarde, pois pela manhã o clima é mais quente. Além das belas lagoas, você poderá ver um imperdível pôr-do-sol. Então, se você puder, faça este passeio no período da tarde. 😉

Seguimos até as dunas a bordo de um veículo 4×4. Durante o trajeto, é necessário que o veículo 4×4 faça a travessia do Rio Preguiças de balsa. A travessia é bem curta e tranquila e depois o passeio segue por 12 km trilha de areia. Dependendo das condições da trilha, a viagem dura aproximadamente a 1 hora.

Travessia do Rio Preguiças em direção as Lagoas dos Lençóis Maranhenses

Travessia do Rio Preguiças em direção as Lagoas dos Lençóis Maranhenses

Rio Preguiças: travessia dura aproximadamente 5 minutos

Rio Preguiças: travessia dura aproximadamente 5 minutos

Esteja preparado para a adrenalina, pois como o veículo precisa ir numa velocidade constante para não atolar, ele irá passar por buracos, lamas, poças d’agua e os solavancos dentro do carro são constantes. É um intenso rali! Isso pode ser um problema para crianças, idosos ou para quem acabou de almoçar. Ah, tome cuidado com os galhos! Em alguns momentos, o veículo passa bem próximo a vegetação. Nesse trecho, você verá gigantescas plantações de cajueiros.

Trilha de Areia: aproximadamente 1 hora de solavancos dentro do veículo 4x4.

Trilha de Areia: aproximadamente 1 hora de solavancos dentro do veículo 4×4.

No fim da trilha de areia, o veículo finalmente estaciona junto a outros. E após a intensa adrenalina da viagem na trilha, você chegará ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Ao descer do veículo, você já se depara com as lindas dunas.

Chegada as Lagoas: Carros não podem subir nas dunas

Chegada as Lagoas, parada para inicio da caminhada: Carros não podem subir nas dunas

Há algum tempo, o IBAMA proibiu a circulação de veículos pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, pois segundo eles acelera o processo de transformação da paisagem. Em Barreirinhas, não vimos nenhum veículo subindo nas dunas. Caso o veículo seja pego pelo IBAMA, a multa é bem salgada.

Para chegar a primeira lagoa e todas as outras, é necessário fazer uma caminhadas, subindo e descendo dunas. Seguimos em caminhada em direção ao oásis. Dica: Para caminhar nas dunas, chinelos são a melhor companhia. Não se esqueça deles!

Chegada ao Circuito da Lagoa Azul

Chegada ao Circuito da Lagoa Azul

Conheça as Lagoas do Passeio da Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses

A primeira foi a Lagoa da Preguiça, que dizem ter esse nome porque depois do sufoco do caminho você chega e quer ficar só nela. E realmente faz bastante sentido. Nesta lagoa ficamos entre 30 e 40 minutos.

Lagoa da Preguiça

Lagoa da Preguiça: a primeira lagoa do Circuito Lagoa Azul

Lagoa da Preguiça

Lagoa da Preguiça: A vontade é de parar na preguiça…rs

Lagoa da Preguiça: parada para muitas fotos

Lagoa da Preguiça: parada para muitas fotos

Durante o caminho e antes de chegarmos a Lagoa Azul, passamos pela Lagoa da Esmeralda. Apesar de menor, também é linda. Como estávamos em grupo, fizemos uma rápida parada para o banho. Mas não deixamos de registrar e contemplar a beleza do lugar.

Lagoa da Esmeralda: Outra maravilha para ser usada e admirada.

Lagoa da Esmeralda: Outra maravilha para ser usada e admirada.

Lagoa da Esmeralda: É contemplar a paisagem e se banhar!

Lagoa da Esmeralda: É contemplar a paisagem e se banhar!

Após a Lagoa da Esmeralda, caminhamos por mais 15 minutos e finalmente chegamos na esperada Lagoa Azul. Nessa fizemos uma parada mais longa, ficamos aproveitando-a por uns 40 minutos.

Lagoa Azul, a lagoa que dá nome ao Circuito

Lagoa Azul: a lagoa que dá nome ao Circuito

Lagoa Azul: Momento garota do fantástico

Lagoa Azul: Momento garota do fantástico

Após a Lagoa Azul e com mais alguns minutos de caminhada, você irá conhecer a Lagoa do Peixe, única lagoa perene e que se mantém com água durante todo ano.

Lagoa do Peixe: A única que não seca

Lagoa do Peixe: A única que não seca

Antes do pôr-do-sol, fizemos outra caminhada em direção a última Lagoa do circuito. Tivemos que encarar, mais uma vez, as dunas e sol forte que fazia nos Lençóis Maranhenses.

Sobe e desce nas dunas

Circuito da Lagoa Azul: Sobe e desce nas dunas

Caminhada em direção a última Lagoa do Circuito da Lagoa Azul

Caminhada em direção a última Lagoa do Circuito da Lagoa Azul

Depois de uma longa caminhada, antes de subir na duna mais alta para ver o pôr-do-sol, fizemos uma parada na Lagoa da Paz, última do passeio.

Lagoa da Paz: Na foto, Maurício e Helena, um casal que fizemos amizade durante os passeios

Lagoa da Paz: Na foto, Helena e Mauricio, simpático casal que conhecemos durante os passeios

Lagoa da Paz: última parada antes do pôr-do-sol

Lagoa da Paz: última parada antes do pôr-do-sol

O pôr-do-sol do Circuito da Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses

Atração mais esperada do passeio, o pôr-do-sol é realmente fascinante. Disputadíssimo, tivemos que correr para pegar um bom lugar para fotografar. Neste momento, as dunas mais altas ficam bem cheias de gente e em alguns momentos pode ser difícil de fotografar, mas nada que impeça você registrar esse espetáculo da natureza.

O alto das dunas ficam lotadas de turistas

O alto das dunas ficam lotadas de turistas

O espetáculo começou! É preciso correr para não perder nenhum ângulo

O espetáculo começou! É preciso correr para não perder nenhum ângulo

Ambiente de belas imagens, realmente é impressionante.

Ambiente de belas imagens, realmente é impressionante.

Pôr-do-sol do Circuito da Lagoa Bonita: beleza sem fim.

Pôr-do-sol do Circuito da Lagoa Bonita: beleza sem fim.

Terminado o espetáculo, é hora de embarcar no veículo para mais uma 1 hora de solavancos na trilha de areia. Todo esforço vale a pena, os Lençóis são de fato o que vemos nas fotos… Maravilhoso!! 😀

Terminado o pôr-do-sol é hora de partir

Terminado o pôr-do-sol é hora de partir

Estacionamento dos veículos 4x4

Estacionamento dos veículos 4×4

Antonio: Guia da EcoDunas que nos acompanhou no Circuito da Lagoa Azul

Elias: Guia da EcoDunas que nos acompanhou no Circuito da Lagoa Azul

preco

R$ 60,00  por pessoa (valor pago em Junho de 2015)


Agência: EcoDunas Turismo 
Endereço: Rua Inácio Lins, 164 - Centro - Barreirinhas
Telefones em Barreirinhas/MA: (98) 3349.0545 / (98) 99992.8810 - falar com Neide ou Jouberth
Telefones em São Paulo/SP:  (11) 99902-9149 / (11) 4654-1200 - falar com Jorge
Sitehttp://www.ecodunas.tur.br
E-mailecodunas_turismo@hotmail.com

Comments

comments

Tags:

You Might also Like

9 Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *