Lençóis Maranhenses: Circuito da Lagoa Bonita, Barreirinhas

O Circuito da Lagoa Bonita é um dos passeios mais realizados no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e imperdível para quem vai ficar hospedado em Barreirinhas.

Neste post, contaremos nossa experiência no Circuito da Lagoa Bonita, um belíssimo passeio de causar suspiros. O Circuito da Lagoa Bonita é composto pela Lagoa do Maçarico, Lagoa do Descanso, Lagoa do Clone e a Lagoa Bonita. Vale lembrar, que dependendo da época do ano que você visitar os Lençóis Maranhenses, o número de lagoas do circuito pode mudar. Fizemos este passeio em Junho/2015

Em Barreirinhas, os passeios mais procurados são o Circuito da Lagoa Azul (onde detalhamos ele aqui) e o Circuito da Lagoa Bonita. Muitos visitantes vindos de Santo Amaro e Atins, não fazem o Circuito da Lagoa Azul por achar repetitivo. Nós não achamos isso. Em Barreirinhas, fizemos os 2 passeios e consideramos que cada um tem suas peculiaridades. Se você tem tempo de fazer, faça. Garantimos que vale muito a pena!

Inicio do Pôr-do-sol: Uma das atrações do Circuito da Lagoa Bonita

Além do famoso pôr-do-sol, o grande diferencial do Circuito da Lagoa Bonita é o desafio enfrentado logo na chegada: subir uma duna íngreme com 30 metros de altura. Garantimos que o esforço inicial é recompensado com a visual incrível que se tem do alto das dunas.

Maravilhosa vista do lado verde do Parque dos Lençóis Maranhenses

fique-ligadoA melhor época para se visitar os Lençóis Maranhenses é de Junho a Agosto. É possível que em Maio ou Setembro, você encontre lagoas cheias, mas é arriscado. No verão, você vai encontrar muitas lagoas vazias e o impacto não será o mesmo. Portanto, programe sua viagem para Junho, Julho ou Agosto. Não se preocupe com inverno, nessa época do ano quase não chove lá. A época de muitas chuvas nos Lençóis Maranhenses é Abril e Maio. As lagoas são formadas com água da chuva.

Como chegar ao Circuito da Lagoa Bonita dos Lençóis Maranhenses

Escolhemos fazer este passeio a tarde para contemplarmos o belo e famoso pôr-do-sol da Lagoa Bonita. Este passeio também é oferecido na parte da manhã, mas não aconselhamos devido ao calor e porque você vai perder o belíssimo espetáculo da natureza. Fizemos esse circuito com a EcoDunas que nos buscou na pousada por volta das 13hs e 30min e depois de buscar mais algumas pessoas, pararam em mercadinho para que pudêssemos comprar água. Eles possuem um caixa térmica com gelo,  onde colocamos nossa água para gelar mais um pouco. No Circuito da Lagoa Bonita, tivemos a companhia do guia Antonio que nos explicava com atenção detalhes e curiosidades da região. Muito simpático, Antonio fez fotos bem divertidas do grupo.

Para chegar até as dunas, é necessário que o veículo 4×4 faça a travessia do Rio Preguiças de balsa. A travessia é bem curta e tranquila, depois o passeio segue por uma trilha de areia. Esta trilha dura mais ou menos 1 hora, é bem estreita, por isso tome cuidado com os galhos que acabam batendo no veículo.

Depois de todo mexe e remexe, chegamos ao local onde os carros ficam estacionados.

Circuito Lagoa Bonita: Em Barreirinhas, todos os circuitos são sinalizados.

Após o rali da ida, o momento é de respirar, beber uma água e se preparar para segunda parte da aventura: subir uma duna de 30 metros de altura!

Antes de subir na duna

Para chegar:  Subida em duna de 30 metros de altura.

Para chegar: Subida em duna de 30 metros de altura.

O jeito é respirar fundo e seguir. No meio da subida, você vai encontrar uma corda que lhe ajudará com o restante do caminho.

Quase chegando: Uma corda para ajudar no final da subida.

Dizem que todo sacrifício vale a pena e é verdade, depois dessa subida você vai se apaixonar pela bela visão dos Lençóis. De um lado o verde das árvores e de outro as lagoas, dunas e curvas dos Lençóis Maranhenses. É fascinante!

Circuito da Lagoa Bonita: Chegada ao topo da duna

Conheça as Lagoas do Passeio da Lagoa Bonita dos Lençóis Maranhenses

Após uma pequena caminhada entre as dunas, você chegará na primeira lagoa do Circuito da Lagoa Bonita: a Lagoa do Maçarico. Linda, cheia e em ótimas condições de banho. Uma boa pedida depois de uma intensa ida com direito a uma escalada em uma duna de 30 metros. Nessa lagoa ficamos aproximadamente 40 minutos.

Primeira parada: A bela Lagoa do Maçarico

Primeira parada: A bela Lagoa do Maçarico: A bela Lagoa do Maçarico

Depois continuamos nossa caminhada passando pela Lagoa do Descanso e a Lagoa do Clone, onde paramos apenas para fotos. A Lagoa do Clone ganhou este nome devido a gravações da novela “O Clone” da Rede Globo.

Passando pela Lagoa do Descanso

Em direção a Lagoa Bonita: O sobe e desce nas dunas

Lagoa do Clone: Onde foi gravada a novela da Globo

Em direção a Lagoa Bonita

Seguimos em direção a Lagoa Bonita onde veríamos o pôr-do-sol. O guia já havia nos avisado e não foi surpresa: a enorme lagoa estava seca. E foi possível até caminhar nela. Deu para imaginar que ela cheia não seria bonita, seria linda.

A imensa Lagoa Bonita estava vazia

Luz e Cores no espetáculo do sol na Lagoa Bonita

Circuito da Lagoa Bonita: Parada para fotos divertidas

O pôr-do-sol do Circuito da Lagoa Bonita dos Lençóis Maranhenses

A atração mais esperada do passeio, o pôr-do-sol, é realmente incrível, encantador, um verdadeiro espetáculo da natureza que merece muito ser aplaudido. Assistir a este espetáculo foi mais tranquilo do que no circuito da Lagoa Azul.

Os próprios guias estavam organizando os turistas para que todos ficassem sentados e fizessem boas fotos.

Para nós que assistimos o pôr-do sol todos os dias nos Lençóis Maranhenses é bem gratificante poder observar a perfeição da natureza, pois às vezes (ou quase sempre) na correria do dia a dia não temos essa disponibilidade, por isso se você vai aos Lençóis Maranhenses se dê esse presente. Se dê a oportunidade de observar a beleza que cada dia traz. Este foi o pôr-do-sol mais especial que tivemos a oportunidade de apreciar.

Pôr-do-sol na Lagoa Bonita

Circuito da Lagoa Bonita: última parada para fotos com o pôr-do-sol

O pôr-do-sol do Circuito da Lagoa Bonita

Terminado o espetáculo, é hora de descer aquela duna de 30 metros e embarcar no veículo para mais uma 1 hora de solavancos na trilha de areia. Mas, antes os guias deixam a gente comprar um lanchinho, Exitem “tendas” ao lado dos veículos estacionados que vendem tapioca, castanha e refrigerantes.

Circuito da Lagoa Bonita: Fim do passeio

preco R$ 60,00  por pessoa (valor pago em Junho de 2015)

Agência: EcoDunas Turismo
Endereço: Rua Inácio Lins, 164 - Centro - Barreirinhas
Telefones em Barreirinhas/MA: (98) 3349.0545 / (98) 99992.8810 - falar com Neide ou Jouberth