LOADING

Type to search

Rio de Janeiro

Trilha da Pedra Bonita: tudo que você precisa saber antes de ir

Share

A Trilha da Pedra Bonita atrai milhares de visitantes que desejam chegar bem perto da famosa Pedra da Gávea e ainda desfrutar de mais um cenário cinematográfico do Rio de Janeiro. Preparamos para você um guia sobre como ir (utilizando ônibus, carro ou a pé), quando ir e o que levar na Trilha da Pedra Bonita.

Pedra Bonita é Parte da Floresta da Tijuca e está localizada entre  São Conrado e Barra de Tijuca, bairros da zona sul e oeste do Rio; o acesso é feito através de uma Trilha que atinge aproximadamente 690 metros de altura. E de lá você terá uma vista panorâmica de vários pontos do Rio de Janeiro e ainda poderá ver os famosos voos de Asa Delta que fazem aterrizagem na Praia de São  Conrado.

Do alto da Pedra Bonita você verá: Cristo Redentor, Ipanema, Leblon, Arpoador, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro dois Irmãos, Praia de São Conrado, Praias da Barra da Tijuca, Rocinha, Vidigal, além de ficar muito próximo da famosa Pedra da Gávea.

Pedra Bonita: Você não vai cansar de admirar esse visual

Pedra Bonita: Você não vai cansar de admirar esse visual

Sobre a Pedra Bonita

A Pedra Bonita é coberta de matas de segunda geração da Mata Atlântica, existindo porém algumas pequenas áreas cobertas de capinzal, estando em processo de recuperação da fauna e da flora original.

As trilhas eram originalmente utilizadas pelos moradores da região no trajeto até seus sítios. No início do caminho para a Pedra Bonita ainda se pode ver o calçamento original feito com pé de moleque. Com a abertura de estradas maiores, esses caminhos caíram em desuso. A área foi agregada ao Parque Nacional da Tijuca na década de 1960.

Uma vez chegando no topo da Pedra Bonita, além da bela paisagem, você terá a Pedra da Gávea com sua face misteriosa, que parece uma escultura gigante de um rosto humano.

Pedra da Gávea x Pedra Bonita: Da Pedra Bonita, você chega próximo da Pedra da Gávea.

Pedra da Gávea x Pedra Bonita: Da Pedra Bonita, você chega próximo da Pedra da Gávea.

O Pôr do sol da Pedra Bonita é maravilhoso e muitas pessoas sobem na parte da tarde e ficam esperando esse espetáculo na natureza.

O pôr do sol na Pedra Bonita

O pôr do sol na Pedra Bonita

Pedra da Gávea: Ao fundo Barra de Tijuca e Recreio dos Bandeirantes

Pedra da Gávea: Ao fundo Barra de Tijuca e Recreio dos Bandeirantes

Como chegar na Trilha da Pedra Bonita

Para chegar até a Pedra Bonita é preciso subir uma trilha de 40 minutos (sem descanso). A trilha é de dificuldade moderada, mas é íngreme e de tirar o fôlego. É possível ir sem guia, devido a movimentação atual e ao caminho muito bem estabelecido. Há quem vá sozinho, mas a maioria das pessoas costumam ir em grupo.

Acesso para Trilha da Pedra Bonita: Subida íngreme

Acesso para Trilha da Pedra Bonita: Subida íngreme

Ao subir a Estrada das Canoas, você irá se deparar com uma fila de carros esperando para entrar no acesso a pista de voo livre. Este é o lugar que você deve entrar.  Você irá subir uns 15 minutos por uma rua de pedras até a base da trilha. Nesta base você vai encontrar um estacionamento (R$ 5,00), banheiro (R$ 3,00) e uma barraquinha vendendo lanche.

O início da trilha da Pedra Bonita fica um pouquinho antes dessa base; você avistará uma escada na mata e uma casinha(guarita) na entrada, onde você deixa seu nome e o horário em que está subindo.

Trilha em direção à Pedra Bonita

Trilha em direção à Pedra Bonita

Após 40 minutos subindo por um caminho de terra bem definido no meio da mata, você chega a Pedra Bonita.

Esse é o momento em que você senta, relaxa, aprecia a vista e faz um lanchinho para recuperar as energias, para depois arrasar nas fotos.

A imponente Pedra da Gávea, vista da Pedra Bonita

A imponente Pedra da Gávea, vista da Pedra Bonita

Como Chegar na Pista de Voo Livre

Não tem como ir na Pedra Bonita e não dar uma espiadinha na pista de voo livre para ver o pessoal saltando de parapente ou asa delta, não é mesmo? Algumas pessoas vão antes de começar a trilha, como nós fizemos; outras preferem ir depois de já terem cumprido seu objetivo maior. Mas, não deixe de ir, é bem bacana; e quem sabe você não se anima a fazer um voo. 

Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita

Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita

Depois que você avistar a base da trilha, como nós falamos anteriormente, você vai seguir em frente e até uma escadinha de pedra. É uma subida bem rapidinha. Além da bela vista, você vai ver bem de pertinho as pessoas se preparando para saltar. É bem emocionante até para quem assisti. Nessa parte você também encontra uma lanchonete.

Como chegar na Trilha da Pedra Bonita

De ônibus: Se você estiver vindo da Zona Oeste da cidade, pegue um ônibus até o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca e de lá pegue outro ônibus até São Conrado ( Clique aqui para ver as opções de ônibus).

Se você estiver vindo da Zona Sul ou do Centro do Rio, você terá várias opções de ônibus para chegar até São Conrado (Clique aqui para ver).

Chegando em São Conrado pegue o ônibus 448, em direção ao Alto da Boa Vista, próximo a entrada da Estrada das Canoas e solte em frente a rampa de acesso a Pedra Bonita.

De carro: Se você estiver vindo por Campo Grande ou Santa Cruz, siga em direção a Barra da Tijuca, de lá até São Conrado, entre na Estrada das Canoas até a entrada para a Pista de Voo Livre. Se você estiver vindo da Zona Sul, siga pela orla até São Conrado, entre na Estrada das Canoas até a entrada para a Pista de Voo Livre. Clique aqui para ver o mapa até a Estrada das Canoas.

A pé: Chegando em São Conrado, suba pela Estradas das Canoas até o acesso para a Pista de voo livre. Esse trajeto deve durar pelo menos 40 minutos. Você verá uma fila de carros esperando para entrar e algumas pessoas controlando essa entrada. Confira no mapa, clicando aqui.

Quando ir na Trilha Pedra Bonita

Ir na parte da manhã é sempre mais aconselhável pelo clima ameno, pela possibilidade de aproveitar por mais tempo e também pela segurança. Mas, se você deseja ir a tarde para ver o lindo pôr do sol, fique atento ao horário da volta para não pegar a trilha já no escuro. Lembre-se que fora do horário de verão escurece bem rápido e a mata é fechada. Leve também em consideração que se você não estiver de carro, terá que descer um bom pedaço da Estrada das canoas a pé provavelmente, já que o ônibus por lá é bem raro. E se sua intenção é voltar de Uber, esqueça, pois o celular não funciona por lá.

Apesar de a trilha da Pedra Bonita ser muito movimentada, você consegue tirar suas fotos tranquilamente sem ter que entrar na fila, pois a pedra é bem grande, o que possibilita que cada um ache um cantinho para apreciar a vista.

O que levar para Trilha da Pedra Bonita

É essencial levar água e  um lanchinho básico para ajudar a recuperar as energias. Outro ponto importante é ir com um tênis adequado para trilhas, pois além de mais confortável, vai te ajudar a se prevenir das lesões e dar mais firmeza na pedra e durante o percurso. Preparamos um checklist para você, veja abaixo as nossas dicas do que levar para trilha.

  • Protetor solar e repelente
  • Boné ou chapéu
  • Óculos escuros
  • Se for muito cedo ou no final da tarde, levar lanterna de mão ou de cabeça – pequenas e com pilhas reservas
  • Lanches (doce e salgado)
  • Água no mínimo 1,5L
  • Caso o tempo feche, é bom levar capa de chuva
  • Um pequeno kit de primeiros socorros
  • Celular (para situações de emergência)
  • Câmeras pra registrar o passeio
  • Disposição e bom humor – isso é importante!

E você já foi na Pedra Bonita? Como foi? Conta pra gente nos comentários.

Veja outras novidades do Viagens e Clicks no Instagram! www.instagram.com/viagenseclicks

Comments

comments

8 Comments

  1. Beto Rotor 24 de junho de 2017

    Parabéns pelo blog, que tal fazer uma matéria sobre o voo livre?

    Responder
    1. Kelly & Wallace 26 de junho de 2017

      É claro que adoraríamos fazer uma matéria sobre o vôo! Entra em contato pelo e-mail contato@viagenseclicks.com.br e vamos combinar!

  2. Cristina Gomes 7 de julho de 2017

    Estão de parabéns, o blog oferece várias dicas interessantes!

    Gostaria de fazer uma pergunta. Como faço para pegar o ônibus 448 que deixa na trilha da Pedra Bonita. Vou sair do metrô de São Conrado, saída C. Desde já obrigada

    Responder
    1. Kelly & Wallace 7 de julho de 2017

      Olá, Cris. Do metrô, nós pegamos um Uber até o começo da subida para o vôo livre. É mais prático, porque o ônibus passa na Estrada da Gávea, fica um pouquinho longe do metrô.

  3. Raphael Cartaxo 26 de julho de 2017

    Olá, qual melhor opçao para quem vai sair de copacabana? Tipo já que o UBER nao funciona na volta tem algum ponto de taxi proximo?

    Responder
    1. Kelly & Wallace 26 de julho de 2017

      Olá, Raphael. Não têm ponto de táxi não. Têm um ponto de ônibus bem na entrada do acesso a Rampa, mas ele demora bastante a passar principalmente nos finais de semana. Nós conseguimos pegar um táxi que estava passando na Estrada das Canoas. Há uma movimentação de táxi nessa estrada, então pode ser que você consiga pegar. Muitas pessoas acabam descendo a Estrada das Canoas a pé, mas é um bom pedaço; evite andar na estrada a noite, pois é bem deserto.

  4. Nícolas Monteiro 3 de outubro de 2017

    Queria saber como ir da Zona Norte do RJ ( Penha) para a trilha

    Responder
    1. Kelly & Wallace 5 de outubro de 2017

      Nicolas, você pode pegar o Metrô e descer na Estação São Conrado. De lá, você pode embarcar num Uber ou Taxi. Só tome cuidado com o horário da volta. Lá não pega muito bem sinal de telefone.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *