Type to search

Destaque Rio de Janeiro

O nascer do sol na famosa Pedra do Telégrafo em Barra de Guaratiba.

A Pedra do Telégrafo, localiza no bairro de Barra de Guaratiba no Rio de Janeiro  atrai muita gente interessada em fazer a famosa foto do abismo e se tornou um grande sucesso, deixando a trilha muito movimentada em qualquer hora do dia; mas poucos sabem que a Pedra do Telégrafo é dona de um dos melhores ângulos para assistir ao nascer do sol no Rio de Janeiro. E assistir aos espetáculos da natureza é sempre um grande programa.

Pedra do Telégrafo: Vá ao direto ao ponto

Nascer do sol visto da Pedra do Telégrafo

Nós amamos viajar, mas apreciar a natureza é um dos nossos programas favoritos. A empolgação de sair cedo e encontrar um cantinho para apreciar o nascimento do gigante não tem preço, seja durante uma viagem ou não. É um show que definitivamente nunca vai sair de cartaz. É renovador, tranquilizador e apaixonante.

Nascer do sol de outro ângulo

Escolhemos a Barra de Guaratiba para passar um final de semana e então fazer novamente a Trilha da Pedra do Telégrafo, só que desta vez para apreciar o belíssimo nascer do sol de lá, que até então só tínhamos visto em fotos.

Como é fazer a Trilha da Pedra do Telégrafo de madrugada

Nossa aventura começou um pouco antes das 5hs da manhã, ainda com tudo bem escuro e confesso que quando a gente chega na “boca” da trilha, vê aquele breu e a mata fechada, dá uma certa agonia. Apesar de cada um estar com uma lanterna, ainda fica um pouco escuro.

Como a trilha da Pedra do Telégrafo têm ficado muuuuito movimentada sabíamos que existia uma grande probabilidade de encontrarmos com mais gente subindo, mesmo sendo tão cedo e foi o que aconteceu. Encontramos com dois senhores subindo e fomos junto com eles. Eles também usavam lanternas, o que facilitou bastante a visualização do caminho, afinal 4 lanternas iluminam muito mais do que apenas duas. Depois ficamos sabendo que eles já tinham feito essa trilha outras vezes e por isso tinham um bom ritmo, o que nos ajudou a subir em um tempo menor, apesar de termos feito uma parada já perto do final para beber água e respirar. Então, eles seguiram em frente;  nós ficamos e depois tivemos a companhia de dois casais.

Aguardando a fila da Pedra do Telégrafo

Chegamos na Pedra do Telégrafo por volta de 05:40 e já tinham umas 15 pessoas; algumas já tinham tirado suas fotos e o restante aguardava na fila.

Conversando com o pessoal que lá estava, descobrimos que eles eram de Volta Redonda, por isso tinham tantas pessoas já naquele horário e ainda levaram um fotógrafo que cobrava R$ 12,00 por pessoa. Aproveitamos a oportunidade e tiramos as fotos com ele também.

Pedra do Telégrafo

Aguardamos em torno de 30 minutos até chegar a nossa vez de fazer as famosas fotos no “abismo” da Pedra do Telégrafo.

Apesar de a “Pedra do Telégrafo” ser a mais famosa, é possível tirar ótimas fotos no em torno apreciando a mesma vista. Além de ajudar a passar o tempo enquanto não chega a sua vez na fila.

Nascer do sol Pedra do Telégrafo

Nascer do sol – Pedra do Telégrafo

Aproveitamos a descida para tirar mais fotos e contemplar a linda Restinga de Marambaia.

Vista da Restinga da Marambaia

No caminho de volta pudemos observar a chegada de diversos grupos, alguns até “uniformizados” e eram pessoas vindas de todos os cantos: Espírito Santo, Araruama, Baixada Fluminense… Estava ficando lotado!!!  Com certeza esse pessoal ficou entre 3 e 4 horas na fila para conseguir tirar suas fotos. Então, se você não for bem cedinho, leve com você muita paciência e bom humor.

Início da trilha para a Pedra do Telégrafo

O que nos chamou bastante atenção, foi que nesses grupos tinham bastante crianças e idosos. O poder da rede social é tão grande que têm atraído pessoas de todas as idades, mas é justamente nessa questão que mora o perigo, pois muitos acabam só pensando na foto e na diversão e esquecem de pensar em suas limitações. Vimos uma senhora que com 1h40min de subida ainda não tinha conseguido chegar nem na metade da trilha; outro senhor que logo no comecinho da trilha estava exaurido e não conseguia dar mais um passo, desistindo da subida. É preciso se informar bem antes de ir a uma trilha, não só sobre o local, mas também sobre sua saúde.

Todo sacrifício feito com prudência, vale a pena. Então, acordar às 4hs da manhã para fazer a trilha da Pedra do Telégrafo valeu muito a pena. Durante o caminho tivemos a oportunidade de ver um céu estrelado lindíssimo como em poucos lugares. Depois sentar para ver o dia nascendo, fazendo o seu espetáculo de cores no céu, com o vento no rosto e depois ver o astro rei saindo de sua casinha abrilhantando tudo a sua volta foi maravilhoso. Muita gente só pensa nas fotos, mas observar todos esse detalhes e sentir o momento é que torna tudo mais intenso e bonito.

Sobre a Pedra do Telégrafo

O nome morro do telégrafo foi dado pelos moradores da região porque era habitado por uma estação militar de comunicação na segunda guerra mundial. Mas poucos sabem que a verdadeira pedra do telégrafo é a que possui a bandeira do Brasil. E a que ganhou a fama é a pedra do cavalo. Histórias a parte o que importa é a beleza que pode ser vista do alto do morro.

Clique aqui para conferir o nosso guia completo da Pedra do Telégrafo:  como chegar, quando ir, o que levar e onde ficar.

Como chegamos dessa vez na Pedra do Telégrafo

Essa foi a nossa segunda vez na Pedra do Telégrafo, por isso procuramos um caminho diferente para chegar até a trilha e poder mostrar mais uma opção de como chegar indo por conta própria. Clique aqui para ver o caminho que utilizamos na primeira vez que fomos na Pedra do Telégrafo. Ele ainda continua sendo o caminho mais utilizado.

Para chegar até a pedra do telégrafo é preciso subir uma trilha de 40 minutos (sem descanso), são 354 metros de altitude. A trilha é de dificuldade moderada, mas é íngreme e de tirar o fôlego. É possível ir sem guia, devido a movimentação atual você pode ir perguntando ao pessoal que encontrar no caminho, mas recomendamos ir em grupo principalmente para ver o nascer do sol.

A trilha tem início na rua ao lado do mercado Super Rede; você vai encontrar alguns trailers e pode pedir informação, pois não há placas, o pessoal é bastante simpático.

Entrada da rua ao lado do Trailer. Início da Trilha para a Pedra do Telégrafo.

Você vai subir a rua e virar a esquerda quando ver a placa do Camping da Barra de Guaratiba.

Trilha para a Pedra do Telégrafo

Após subir mais um pouco, você encontrará uma placa escrito Caminho Vista Alegre. Suba o caminho, depois a escadinha e vire a direita. A partir desse ponto é só seguir em frente e você chegará no começo da trilha da Pedra do Telégrafo.

Nesse ponto você já vai começar a avistar pessoas vendendo bebidas e até estacionamento. Siga em frente.

Aqui começa a Trilha para a Pedra do Telégrafo. A partir desde ponto você encontrará setas amarelas por todo o caminho.

Trilha para a Pedra do Telégrafo

Aproveite para apreciar o caminho.

mais-infor1- Utilizando este caminho você têm a opção de fazer a subida de Mototáxi, Eles ficam próximo ao Super Rede; é bem fácil de identificar. Eles costumam cobrar R$ 7,00 e vão te deixar no começo da trilha. Pode ser uma forma de você economizar tempo e esforço.      2- É possível também fazer essa subida inicial de carro, porém o estacionamento custa R$ 20,00 e cabem poucos carros.

Como chegar em Barra de Guaratiba

A Barra de Guaratiba nunca esteve tão em alta como agora, com o grande sucesso que é a Pedra do Telégrafo, atraindo não só os cariocas, mas também turistas de outros estados e até estrangeiros.

De ônibus: Se você estiver vindo da Zona Oeste da cidade, pegue o ônibus 867 (Barra de Guaratiba x Campo Grande) que sai da Rodoviária de Campo Grande e solte no ponto final(praia de Guaratiba). Se você estiver vindo da Barra ou Zona Sul, uma opção é pegar o  BRT no Terminal Alvorada e seguir até a estação Ilha de Guaratiba. Do BRT será preciso transferir para outro o ônibus 867, que vai lhe deixar em Praia Grande, principal praia da região e parada terminal da linha 867. Clique aqui e consulte informações sobre o BRT do Rio de Janeiro.

De carro: Se você estiver vindo por Campo Grande ou Santa Cruz, siga em direção a Barra da Tijuca e entre em Barra de Guaratiba, siga até Praia Grande. Se você estiver vindo da Barra de Tijuca ou do Centro, pegue a Avenida das Américas e atravesse o Túnel da Grota Funda, após o Túnel entre em Barra de Guaratiba e siga até a Praia Grande. Clique aqui para ver o mapa do Barra Shopping até Praia Grande, Barra de Guaratiba.

Quando ir na Trilha da Pedra do Telégrafo

Devido a grande divulgação nas redes sociais o local tem ficado lotado nos finais de semana chegando a uma espera entre 3 e 4 horas para conseguir tirar fotos. Por isso, se você tiver disponibilidade vá durante a semana, assim você poderá aproveitar mais e evitar a longa espera.

Se você for assistir ao nascer do sol na Pedra do Telégrafo durante a semana é bom ir em grupo, pois a probabilidade de você encontrar companhia é muito menor.

Mas, se você não deseja ver o nascer do sol, é bom que você opte por ir bem cedo e começar a subir lá pelas 6 horas quando o dia já está claro; essa opção vai ajudar você a ficar menos tempo na fila já que o movimento começa aumentar a partir das 8hs da manhã.

O que levar para o Nascer do Sol na Pedra do Telégrafo

É essencial levar água e um lanchinho básico para ajudar a recuperar as energias que gastou na subida intensa. Outro ponto importante é ir com um tênis adequado para trilhas, pois o local escorrega bastante. Preparamos um checklist para você, veja abaixo as nossas dicas do que levar para trilha.

• Protetor solar e repelente
  • Boné ou chapéu
  • Óculos escuros
  • Levar lanterna de mão ou de cabeça – pequenas e com pilhas reservas
  • Lanches (doce e salgado)
  • Água no mínimo 1,5L
  • Um pequeno kit de primeiros socorros
  • Celular (para situações de emergência)
  • Câmeras pra registrar o passeio

Onde ficar em Barra de Guaratiba

Para facilitar a chegada na trilha da Pedra do Telégrafo decidimos nos hospedar o mais próximo possível, já que começaríamos o nosso trajeto de madrugada ainda com tudo bem escuro. Então, resolvemos ficar no Banana Leaf Eco Hostel e foi uma ótima escolha.

Confira aqui todos os detalhes da nossa hospedagem e como ela nos ajudou a chegar na trilha mais rápido e menos cansados.

Você vai conhecer a Pedra do Telégrafo? Conta pra gente nos comentários de onde você é! E se ficou alguma dúvida, deixa sua pergunta.

Veja outros clicks da Pedra do Telégrafo no nosso Instagram!  www.instagram.com/viagenseclicks

Muitas trilhas, viagens e clicks!