Um passeio pelos Teatros do Centro do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro exala cultura, diversão e arte, além de toda a sua beleza natural; por isso não podíamos deixar de fazer um roteiro por esses teatros tão importantes e tão conhecidos pelos cariocas.

Com certeza o mais grandioso de todos é o Teatro Municipal, mas os outros também tiveram uma grande contribuição na história da nossa cidade.

Confira abaixo um pouco sobre cada teatro:

Theatro Municipal

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro está completando em 2017, 108  anos; foi inaugurado em 14 de julho de 1909 e levou quatro anos e meio para ficar pronto.

Theatro Municipal: Beleza dentro e fora

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O imponente e deslumbrante prédio do Teatro Municipal está localizado em frente a famosa Praça da Cinelândia e ao lado do Museu de Belas Artes e da Biblioteca Nacional. Sendo possível visitar os três prédios em um mesmo dia.

O Teatro Municipal é um velho “conhecido” do carioca. É um prédio que todo mundo sabe onde fica, mas que a grande maioria nunca entrou. Muitos Cariocas e não cariocas também, sonham em fazer uma visita e principalmente poder assistir ao famoso Ballet ou até mesmo a Orquestra Sinfônica.

Fiz a visita guiada em português no primeiro grupo, às 11:30 e tinha cerca de umas 15 pessoas. Um jovem muito simpático, foi o nosso guia e começou nos mostrando o Café Teatro que não está mais em funcionamento para preservar o local.  O guia nos contava sobre cada lugar e depois nos deixava a vontade para fotografar sem flash.

A visita valeu muito a pena. Tivemos explicações sobre as pessoas que incentivaram a construção do teatro como João Caetano e Arthur Azevedo; o material usada na construção, como por exemplo, o corrimão da famosa escada do teatro é feita de Ônix Verde que a deixa ainda mais glamourosa; vimos salas, belos vitrais e o principal, o salão de espetáculos que mesmo acontecendo testes de luz, pudemos sentar nas cadeiras, fotografar e fazer perguntas.

A bilheteria para a visita guiada fica na lateral do teatro, na rua Evaristo da Veiga, onde estão as grades.  Em torno de meia hora antes aparecem seguranças para abrir o portão. Espere um pouco, caso você chegue antes e não tenha ninguém na portaria.

Visita Guiada: De Terça a Sexta , às 11h30, 12h, 14h, 14h30, 15h, 16h; Sábados e Feriados, às 11h, 12h e 13h.

Ingresso: R$ 20,00.

Endereço: Praça Floriano, S/N – Cinelândia – Rio de Janeiro – RJ.

Clique aqui para mais informações.

Teatro João Caetano

O Teatro João Caetano é o mais antigo do Rio de Janeiro, inaugurado em 1813 por Dom João VI com o nome de Real Theatro de São João. Só a partir de 1923 é que ganha o nome atual em homenagem ao ator João Caetano, um grande incentivador da cultura e da arte.

Teatro João Caetano

Teatro João Caetano

Lembro de já ter ido a vários shows no Teatro João Caetano. Houve uma época de muita programação, mas atualmente ele apresenta espetáculo esporádicos.

Em 2015 tivemos o prazer de assistir o espetáculo da Cia de Dança Deborah Colker. Apesar de achar as cadeiras um pouquinho apertadas, o espetáculo foi incrível e o teatro ainda bem conservado e organizado.

Endereço: Praça Tiradentes, S/N – Centro  - Rio de Janeiro-RJ.

Clique aqui para mais informações.

Teatro Carlos Gomes

O Teatro Carlos Gomes assim como o Teatro João Caetano está localizado na Praça Tiradentes; Também é um teatro bem tradicional no Centro do Rio de Janeiro, foi fundado em 1872 como o nome de Teatro Cassino Franco-Brésilien e em 1904 passou a ter o nome atual em homenagem ao compositor Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes

Ultimamente o Teatro Carlos Gomes têm apresentado bastante peças bacanas e com preço camarada, sem falar que por ser administrado pela Prefeitura do Rio, o carioca paga meia. Estivemos no Teatro em 2015 e gostamos bastante.

Endereço: Rua Pedro I – Praça Tiradentes, 4 – Centro – Rio de Janeiro-RJ.

Clique aqui para mais informações.

Teatro Rival

Outro tradicional teatro do Centro do Rio de Janeiro é o Teatro Rival inaugurado em 1934 e já foi palco do Teatro de Revista, do Teatro Rebolado, uma grande referência para a vanguarda carioca e berço de gerações de artistas da música popular brasileira. 

Buscando pelas minhas memórias, percebo que o Teatro Rival sempre foi mais musical que os outros. Lembro de ter assistido Martinho da Vila lá, quando era bem mais nova.

Sob a administração da atriz Leandra Leal e seus sócios, e o patrocínio da Petrobras, o Teatro Rival conta um novo projeto que reuni música, teatro, gastronomia e boêmia.

Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia – Rio de Janeiro-RJ.

Clique aqui para mais informações.

Esses teatros sempre trazem boas atrações, fiquem ligadinhos nas programações.

Passeie, viaje, click e conte pra gente como foi.


1 Comentário

  1. 16 de outubro de 2017

    […] Uma bela herança da época do Império, a Biblioteca Nacional possui uma imponente arquitetura, vitrais no teto e salas de leitura. Está localizada em frente a famosa praça da Cinelândia e por isso é possível combinar a ida a Biblioteca, com mais duas belezas históricas do Centro do Rio de Janeiro, o Museu de Belas Artes e o Teatro Municipal.  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kelly & Wallace

Somos um casal apaixonado por viagens, gastronomia e fotografia. Somos "aprendizes" de viajante e juntos estamos aprendendo a desbravar o mundo.

Você vai adorar também...