Sítio Burle Marx na Barra de Guaratiba: O que fazer no Rio de Janeiro

Sítio Burle Marx, chegou a vez de conhecermos! Depois de várias tentativas e de um mês de espera.

O Sítio Roberto Burle Marx é um verdadeiro achado bem próximo a Barra de Guaratiba e uma ótima opção de passeio para você que está procurando o que fazer no Rio de Janeiro. Um excelente ponto turístico que muitas vezes é deixado de lado até mesmo pelas pessoas da região.

Roberto Burle Marx era um grande paisagista e têm fama mundial. Teve participação em vários projetos grandiosos que admiramos hoje em dia. Era um homem de muitas “facetas”, além de paisagista, era fotógrafo e pintor.

Sítio Burle Marx
Sítio Burle Marx

O atual Sítio Roberto Burle Marx foi a residência do paisagista. Durante sua carreira de paisagista, se deu conta que já tinha criado inúmeros jardins. No entanto, ele não tinha o seu próprio jardim. Burle Marx criou o lugar para que pudesse ser o seu enorme jardim. E lá que Burle Marx viveu até o fim da sua vida.

Sítio Burle Marx: Inicio do passeio.

Sítio Burle Marx: Início do passeio.Nossa visita estava marcada para as 09:30, mas com receio de chegarmos atrasados acabamos nos antecipando. Chegamos lá às 08:40. O segurança nos deixou entrar e aguardar do lado de dentro, mas antes confirmou nossos nomes na reserva. Aproveitamos para fazer umas fotinhos ali pela entrada.

Aos poucos as pessoas foram chegando. Fomos aguardar um pouco mais a frente onde tinha uma pequena lojinha, bebedouro e banheiros. O tour começou pontualmente às 09:30. O grupo era formado por cerca de 20 pessoas, em sua maioria pessoas idosas.

A guia super simpática vai mostrando todo o caminho.  Explicando sobre a história de Burle Marx, do sítio e das plantas.

O sítio é realmente lindo, grande, muito bem cuidado, com uma variedade enorme de plantas.  Além desses lindos caminhos, visitamos a Capela de Santo Antônio da Bica, o ateliê onde Burle Marx pintava, a casa dele e o local de exposição dos quadros.

Capela de Santo Antônio da Bica: Missa todos os domingos ás 07h30.
Capela de Santo Antônio da Bica: Missa todos os domingos ás 07h30.

Depois descemos uma escada com 400 degraus bem diferenciados em meio ao belo jardim que vai dar em um lago onde o passeio é encerrado.

O tour dura em torno de 01h e 30min; é recomendado que se vá com sapatos confortáveis, pois são pecorridos a pé 1.800 metros, que use trajes leves e que se utilize repelente.

As cinzas do cantor Renato Russo, falecido em outubro de 1996,  foram jogadas nos jardins do Sítio Burle Marx. Renato Russo teve parcialmente atendido seu pedido de ter as cinzas espalhadas em um jardim florido.

É sem dúvida um passeio muito agradável, em meio a natureza onde você respira melhor e sente aquele vento fresquinho no rosto. Pode ser um passeio cansativo para pessoas de idade, mas vale totalmente a pena.

Sítio Burle Marx: o passeio termina nesse lindo jardim
Sítio Burle Marx: o passeio termina nesse lindo jardim

Um pouco da história de Roberto Burle Marx

O paisagista Roberto Burle Marx nasceu em 1909 em São Paulo, mas foi enquanto estudava pintura na Alemanha que descobriu a beleza e a diversidade da flora brasileira no Jardim Botânico de Berlim.  Em 1949 ele e o irmão Guilherme adquiriram na época o até então Sítio Santo Antônio da Bica, com a finalidade de instalar ali a coleção de plantas que Burle Marx vinha desenvolvendo desde a infância. Eles restauraram a Capela de Santo Antônio que é do século XVII e existe até hoje por lá; reformaram a casa principal e passaram a cultivar e ampliar a coleção, enriquecendo-a com plantas coletadas em várias regiões do Brasil e do exterior.

Em 1985, Burle Marx doou ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o intuito de preservar e o lugar e suas experiências com o paisagismo e também contribuir com pessoas que possuem interesse pelo tema e incentivar as futuras gerações a fazerem jardins. O paisagista viveu no sítio de 1973 à 4 de junho de 1994 quando faleceu.

É possível encontras os jardins feitos por Roberto em diversos lugares do Brasil como: O complexo da Pampulha e em Inhotim em Belo Horizonte, O MAM e o Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, no Palácio do Itamaraty em Brasília, na Oficina Francisco Brennand em Recife, entre outros.

Como chegar ao Bítio Burle Marx?

O Sítio Burle Marx está localizado na Estrada Roberto Burle Marx, 2.019 – Barra de Guaratiba –  Rio de Janeiro/RJ.

De metrô: Chegue na Estação Jardim Oceânico. Na própria estação do Metrô, faça transferência para o BRT. Embarque na linha “Mato Alto x Jd. Oceânico” (Semi Expresso) e desembarque na estação Ilha de Guaratiba. Descendo na estação Ilha de Guaratiba (a primeira após o Túnel da Grota Funda, no final do Recreio), e utilizar a linha 874 (ônibus de integração do sistema BRT), ou a linha 867 (Campo Grande – Barra de Guaratiba).

De ônibus: Chegue até o terminal Alvorada na Barra de Tijuca. Embarque no BRT na linha “Santa Cruz x Alvorada”, descendo na estação BRT de Ilha de Guaratiba e prosseguir com a linha 874 – um ônibus de integração do sistema BRT, ou com a linha 867 (Campo Grande – Barra de Guaratiba).

De Carro: A partir da Barra da Tijuca: seguir pela Avenida das Américas, atravessando toda a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. No final do Recreio, ainda na Avenida das Américas, cruze o Túnel da Grota Funda e vire à direita na segunda saída depois do Túnel. Passar por baixo do viaduto da Avenida das Américas e seguir as placas na Estrada Roberto Burle Marx.

Como visitar o Sítio Burle Marx

Para visitar o Sítio Burle Marx é preciso agendar pelo telefone (21) 2410-1412, de terça a sexta das 8hs às 16hs. No agendamento, você informa apenas informa o dia desejado, seu nome e quantas pessoas farão a visita.

Além do telefone, o agendamento pode ser feito também através do e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br. As visitas são guiadas e ocorrem de terça à sábado, exceto feriados. São atendidos dois grupos de até 35 pessoas pela manhã às 09:30 e mais dois grupos na parte da tarde às 13:30.

Por diversas vezes ligamos para marcar e não tivemos sucesso. Tentamos o agendamento com 1 semana de antecedência ao passeio, pois tínhamos receio de ir em um dia que o tempo estivesse ruim. Como nunca tinha vaga, decidimos arriscar e agendar para quando existia a disponibilidade. Esperamos 1 mês até a visita. No final, deu tudo certo. E fez uma manhã linda de sol.

Sítio Burle Marx: Manhã de sol e muito calor em Barra de Guaratiba
Sítio Burle Marx: Manhã de sol e muito calor em Barra de Guaratiba

Onde se hospedar na Barra de Guaratiba?

Se você deseja se hospedar na Barra de Guaratiba e conhecer um pouco mais da região, como por exemplo a famosa trilha da Pedra do Telégrafo, confira as dicas de hospedagem que separamos para você.

Top 5 – as melhores hospedagens próximas a Pedra do Telégrafo

1. Le Relais de Marambaia – Essa é sem dúvidas a melhor hospedagem na Barra de Guaratiba. É um concorridíssimo hotel com vista espetacular para Restinga da Marambaia. Clique aqui para ver o valor da diária desse hotel.

2. Casa dos Franceses – Essa é uma simpática casa muito bem elogiada pelos viajantes no Booking. Nos comentários, destaque para receptividade e o café da manhã. Clique aqui para ver o valor da diária desse hotel.

3. Casa Amarela – B&B – É um hostel bem simples e muito elogiado pelos viajantes no Booking. Nos comentários, destaque para terraço com super visual da Restinga da Marambaia. Clique aqui para ver o valor da diária desse hostel.

4. Banana Leaf Eco Hostel É um hostel com piscina, cozinha e quartos com banheiro compartilhados. Nos comentários do Booking, os viajantes dizem que chegar lá não é fácil, mas que o esforço vale muito a pena, pois o hostel é como estar na casa de amigos. Clique aqui para ver o valor da diário desse hostel.

5. Pousada do Sérgio – Era uma casa que foi adaptada para receber uma pousada. É uma pousada pequena e simples com apenas 8 quartos, alguns dos quartos possuem vista para o mar. Clique aqui para o valor da diária dessa pousada.

Temos certeza que se você visitar o Sítio Burle Marx vai achá-lo apaixonante e vai querer voltar.

Passei, descubra, viaje e click.


Serviço: Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, nº 2019 – Barra de Guaratiba – RJ – CEP: 23020-240 – Brasil /  Tel: (21) 2410-1412 / Para mais informações e passeio virtual, acesse http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/399/

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *